
Se você tem mais de 55 anos e sente dificuldade para enxergar objetos nitidamente, se está com a sensação de visão "nublada" ou turva, ou se tem dificuldade para distinguir as tonalidades das cores, mesmo usando os óculos; fique atento, você pode estar com Catarata!
Contudo, é possível recuperar a nitidez da sua visão!
Conquiste novamente a capacidade de dirigir com mais segurança, de reconhecer rostos e objetos com mais facilidade, além de redescobrir a beleza das cores e das paisagens através da cirurgia de Catarata, substituindo a sua lente natural opaca por uma lente intra-ocular e suas diversas tecnologias envolvidas.
A catarata é uma condição comum, surgindo especialmente com o passar dos anos, mas com diagnóstico precoce e realização da cirurgia, é possível manter uma excelente qualidade de vida. Estudos científicos mostram que há uma redução nas taxas de mortalidade, demência e risco de queda naqueles pacientes submetidos a cirurgia de Catarata.
Como é feito o diagnóstico?
-
Exame de Acuidade Visual: Testa a clareza da visão.
-
Exame com Lâmpada de Fenda: Permite ao oftalmologista ver as estruturas da frente do olho.
-
Fundoscopia: Com a pupila dilatada, o médico consegue examinar o fundo do olho, observando a retina, sobretudo sua região principal (mácula), e o nervo óptico.
Como é a experiência da cirurgia de Catarata?
-
Pré-Operatório: Atendimento humanizado, buscando conhecer as particularidades e desejos do paciente, como também a realização de exames oftalmológicos complementares, a fim de estudar melhor a condição ocular e a partir disso, indicar uma lente intra-ocular ideal, que substituirá a lente natural e opaca do paciente.
-
Procedimento: A cirurgia é geralmente rápida, realizada sob anestesia local, sem necessidade de internamento e com alta hospitalar no mesmo dia.
-
Pós-Operatório: A recuperação é rápida, mas exige cuidados, como o uso de colírios e evitar atividades intensas.