top of page
Doenças
12.jpg
Catarata

Quando o Cristalino, uma das lentes naturais do olho, perde transparência, chama-se Catarata. É uma condição que resulta em perda da qualidade de visão, gerando embaçamento visual, ofuscamento das imagens, sobretudo à noite, podendo inclusive cegar, sendo uma das principais causas de cegueira reversível no mundo.

A Catarata pode ser congênita (desde a infância) ou adquirida e tem causa multifatorial.

 

Na forma adquirida, o principal fator para o surgimento da Catarata é decorrente do processo de envelhecimento (Catarata Senil).

leia mais >>

Erros Refrativos

Os Erros de refração são condições adversas à visão tais como as patologias: Miopia, o Astigmatismo, Hipermetropia, e Presbiopia, que direcionam a luz para focá-la na retina. Os erros de refração podem ocorrer sutilmente e por isso não interferem com gravidade na saúde ocular.

leia mais >>

10.jpg
7.jpg
Pterígio

Pterígio, comumente chamado de “carne crescida”, é uma alteração na membrana transparente do olho, chamada de conjuntiva e há o crescimento de um tecido fibrovascular em direção a córnea, mais anteriormente a pupila.

É uma lesão de origem incerta, mas sabe-se que há participação de fatores genéticos e ambientais, como exposição a radiação ultravioleta (luz solar).

leia mais >>

Blefarite

A blefarite é uma inflamação das bordas das pálpebras, possivelmente com escamas espessas e inchaço das bordas das pálpebras.

A inflamação é causada por determinadas infecções, reações alérgicas e algumas doenças cutâneas.

 

É comum o desenvolvimento em pacientes que possuem pele oleosa, caspa e doenças dermatológicas como rosácea e dermatite seborreica.

leia mais >>

6.jpg
5.jpg
Olho seco

Síndrome do olho seco é uma condição comum, sobretudo em mulheres, e trata-se de uma anormalidade na produção ou na qualidade da lágrima afetando a lubrificação da superfície ocular.

Anormalidades nas pálpebras; evaporação excessiva provocada, sobretudo por fatores ambientais como ar-condicionado, uso prologando de celulares e computadores estão entre as causas da síndrome.

leia mais >>

Afacia

Afacia é a ausência do cristalino, podendo ser de origem congênita ou adquirida. Essa condição pode acontecer não somente em um olho, como também em ambos.

O cristalino é uma poderosa lente transparente e versátil que possibilita o ajustar foco do olho.

São alguns sintomas da afacia: alto grau de hipermetropia; perda de acomodação (ajuste de foco); astigmatismo e baixa visão.

leia mais >>

4.jpg
3.jpg
Subluxação do cristalino

A subluxação do cristalino, também chamada de ectopia lentis, consiste no deslocamento da lente dentro do olho.

 

Esta condição pode ser assintomática ou causar astigmatismo leve, distorção óptica, glaucoma, uveíte e, também, ambliopia em casos congênitos.

 

Tem sido relacionada a muitas síndromes, sendo a mais frequente a síndrome de Marfan.

leia mais >>

Catarata traumática

A catarata traumática é a principal causa de cegueira unilateral em pessoas jovens e na faixa etária economicamente ativa.

Refere-se a lesão ocular ocasionada por trauma de qualquer natureza ou como complicação de corpo estranho nos olhos.

A catarata traumática não é necessariamente proveniente de traumas contusos ou perfurantes.

leia mais >>

2.jpg
WhatsApp.svg.png
bottom of page