
Erros Refrativos
Miopia
A miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados.
A miopia apresenta diversas possíveis causas, mas a ciência ainda não foi capaz de determinar exatamente qual a importância de cada uma delas. Sabe-se que há um fator genético e alguns trabalhos científicos mostraram piora no grau da Miopia, quando uso prolongado de telas nos indivíduos mais jovens, por exemplo.
Não existe “cura para a miopia”, mas existem vários métodos para corrigi-la, como:
-
Óculos;
-
Lentes de contato;
-
Cirurgia refrativa de Miopia;
Em geral, a miopia se desenvolve e progride ao longo da adolescência, e se estabiliza por volta dos 18 a 21 anos e há relação com outras doenças oculares como glaucoma e defeitos na retina, sendo muito importante a avaliação com o médico oftalmologista.
Hipermetropia
A hipermetropia é uma doença ocular caracterizada pela visão desfocada, sobretudo em imagens próximas.
Um dos principais fatores predisponentes para esse erro refrativo é a hereditariedade.
Os sintomas da hipermetropia são:
Dificuldade de enxergar de perto;
Cansaço visual;
Dores de cabeça;
Sensação de peso ou dor ao redor dos olhos;
Vermelhidão e ardor;
A hipermetropia pode ser corrigida com o uso de óculos, lentes de contato, cirurgia refrativa ou de catarata, se houver indicação por um médico oftalmologista.


Astigmatismo
O astigmatismo é uma condição oftalmológica, caracterizada pela formação da imagem em eixos diferenciados, causando certa distorção da imagem, porque alguns raios de luz são focalizados e outros, não.
Na maior parte dos casos, o astigmatismo ocorre por causas hereditárias, e pode estar associado a outras insuficiências visuais, como a miopia, hipermetropia e presbiopia.
O astigmatismo pode se desenvolver rapidamente ao longo dos anos, por causa das alterações da curvatura da córnea, sobretudo jovens que coçam os olhos e portadores de Ceratocone.
Os sintomas são: dificuldade de enxergar de perto e de longe; objetos parecerem desfocados; as linhas e contornos não são visualizados com boa definição;
O astigmatismo pode ser corrigido com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgias a laser e ainda, lente intra-ocular, caso catarata associado. A escolha da melhor opção será decidida entre o médico e o paciente, após a avaliação do especialista.
Presbiopia
A presbiopia, também conhecida como vista cansada ou síndrome do braço curto, é um problema de visão que faz parte do envelhecimento natural dos olhos. Ou seja, um processo comum que acomete a todos nós normalmente a partir dos 40 anos.
Se você está tendo dificuldade para focar objetos e precisa afastar o braço para poder enxergar, esse é um dos sintomas que indicam a presbiopia. Ou seja, a falta de foco, a pessoa começa a afastar ou aproximar os objetos para facilitar a leitura. Geralmente ocorre devido ao desgaste natural dos nossos olhos.
Entre os sintomas da presbiopia, temos:
-
Dificuldade para conseguir enxergar/focar imagens e letras menores;
-
Visão turva ao precisar ler algo que esteja em distância normal;
-
Dor de cabeça após realizar tarefas que envolvam a visão de perto;
-
Precisar de mais luz quando for enxergar para perto;
-
Necessidade de afastar algo que se está lendo;
-
Desconforto e ardor nos olhos;

O diagnóstico é feito através de exames, mas não se preocupe, como é um problema comum, com uma visita ao especialista, a presbiopia pode ser facilmente diagnosticada e depois tratada
Podemos corrigir e estabilizar com tratamentos adequados, que será indicado pelo médico oftalmologista. Para manter a saúde dos seus olhos, geralmente os tratamentos mais comuns para corrigir são:
Cirurgia: é um procedimento realizado conforme o caso de cada paciente e da sua prescrição médica. Portanto, a cirurgia costuma ser rápido e preciso, mas não é igual para todo mundo.
Lentes de contato: tem a mesma função dos óculos, só que elas exigem muito mais cuidados, princialmente relacionado a limpeza para evitar qualquer problema no seu olho. É uma ótima alternativa para quem não gosta de usar óculos.
Óculos: as lentes multifocais são diferentes porque possuem os três campos de visão: visão de perto, visão intermediária e visão de longe na mesma lente.

Cirurgia Refrativa
A cirurgia refrativa a laser é indicada para tratar casos de Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia.
É um procedimento de alta segurança, exatidão e bons resultados. O paciente pode ganhar independência do uso de óculos e lentes de contato, conquistando maior comodidade e qualidade de vida.
Tecnologicamente avançada, a cirurgia refrativa promove remodelação da córnea e pode ser feita nos dois olhos no mesmo dia.
Há três tipos de cirurgia: SMILE, LASIK E PRK.
A cirurgia dura cerca de 10-15 minutos em cada olho.
A recuperação visual é rápida, sobretudo com as técnicas LASIK e SMILE, não sendo necessária a oclusão dos olhos após a cirurgia. O desconforto ocular pós cirúrgico é amenizado com colírios e analgésicos específicos, conforme orientação médica e o retorno às atividades de rotina é relativamente rápido, cerca de 1-2 semanas, a depender da técnica indicada.
O uso dos medicamentos no pós-operatório é importante, assim como manter o acompanhamento médico, fazer uso de óculos com proteção para raios ultravioletas e evitar piscina e banho de mar no primeiro mês após o procedimento.